Descubra o melhor tamanho post Instagram para feed, reels, post carrossel e tenha mais impacto e engajamento nessa rede social.
Você sabia que quando uma postagem atende aos critérios definidos por uma rede social, tem mais chances de aumentar o alcance, engajar e até vender mais?
Isso acontece porque a própria plataforma prefere informar aos seus usuários quais os melhores formatos e tamanhos de conteúdos para que os posts fiquem adequados.
Significa que se você seguir estas recomendações, sua foto não ficará cortada, seus vídeos terão boa qualidade e, consequentemente, seus seguidores serão mais receptivos.
Lógico que além de criar conteúdos no tamanho certo, existem outras estratégias que devem ser implementadas, como marcar pessoas, por exemplo.
No entanto, outras técnicas não surtirão um bom efeito se a sua postagem não tiver qualidade e seguir as recomendações do Instagram.
Sendo assim, aprenda qual o melhor tamanho post Instagram em centímetros e cresça mais rápido!
O que é um post do Instagram?
Antes de falarmos sobre o tamanho do post do Instagram, vamos entender melhor o que é essa ferramenta tão importante.
As redes sociais, principalmente o Instagram, são espaços criados para promover fácil interação social na internet.
Embora também tenham se tornado poderosas ferramentas de negócio, seu objetivo sempre foi a atração de pessoas através do visual.
No caso do Instagram, no início, a maneira de atrair usuários era criar conteúdos com fotos interessantes. Hoje temos também posts em formato de vídeos.
Estes posts, além de chamar a atenção dos usuários, também servem como recurso de promoção ao engajamento e realização de vendas.
Sendo assim, podemos afirmar que descobrir o tamanho post Instagram é crucial para quem deseja crescer.
Dentre outras coisas, o post do Instagram é o único caminho para quem deseja usar esse canal digital para negócios.
É assim que conseguimos bater a meta de seguidores para ganhar dinheiro usando esse canal digital.
Post Instagram tamanho em centímetros
Na maioria das vezes encontramos informações sobre tamanho post Instagram em px, mas para algumas pessoas, o melhor é saber em centímetros.
Tamanho do post do Instagram em pixel
- Tamanho imagem do perfil: 720 px por 720 px, com proporção de 1:1;
- No modo retrato: 1080 px por 1350 px;
- Extensão imagens em formato quadrado: 1080 px por 1080 px, com proporção de 1:1;
- Tamanho post Instagram em formato paisagem: 1080 px por 566 px, com proporção de 16:9;
- Tamanho de vídeo para stories e reels: 1080 px por 1920 px, com proporção de 9:16.
- Imagem em formato vertical: 1080 px por 1350 px, proporção de 4:5;
- Post de vídeo quadrado: 1080 px por 1080 px;
- Tamanho para capas de destaque: 1000 px por 1000 px, proporção de 1:1;
- Post vídeo no modo paisagem: 1080 px por 566 px;
Sem dúvida, são informações importantes, mas, a depender do editor que você for usar para criar seus conteúdos, será necessário saber em cm também.
Qual o tamanho post Instagram feed?
Vamos começar falando sobre o tamanho post Instagram feed que pode ter dois formatos: quadrado e paisagem, sendo o segundo mais aceitável.
- Para poste em formato quadrado, a plataforma sugere que as imagens tenham o seguinte tamanho: 14,48 cm X 14,48 CM;
- Tamanho post Instagram para formato paisagem: 14,48 cm X 19,05 cm;
Mas, por que temos estes padrões para postagens do Instagram? Você já se perguntou?
A princípio, espera-se que o tamanho dos posts, seja para Story ou feed, imagem ou vídeo, se ajustem bem para não desconfigurar nas telas dos dispositivos.
Se considerarmos que estas telas estão ficando cada vez maiores e com super resolução, precisamos nos adaptar para melhorar a experiência do usuário.
Nesse caso, ainda temos o post carrossel, ideal para aumentar a visibilidade das postagens e, se tiver uma boa legenda, ainda pode engajar.
Aqui, você deve dar preferência para imagens de paisagem, ou seja, na vertical. Assim, use o tamanho que demos anteriormente.
Qual o melhor tamanho de imagens para o perfil do Instagram?
Agora que você já sabe qual o tamanho post Instagram cm para usar no seu feed, vamos falar sobre a foto do perfil.
A foto do perfil compõe o que chamamos de cartão de visita dessa rede social, por isso, deve ser escolhida de forma estratégica.
Escolher bons nomes masculinos e femininos para o Instagram é necessário, mas se a sua imagem não chamar atenção, a tática pode não funcionar.
Sendo assim, vamos às medidas alcançar o tamanho post Instagram ideal:
De acordo com informações da própria plataforma, suas fotos do perfil devem medir 720 px por 720 px, ou seja, 1:1 de proporção.
Da mesma forma, se você for inserir a logomarca da sua empresa, ela deve apresentar estas mesmas proporções.
Qual o tamanho ideal de imagem para capas de destaque do Instagram?
Os destaques do Instagram são ferramentas incríveis e nos permite salvar conteúdos importantes, facilitando a experiência do usuário.
Eles ficam em posição destacada, ali bem pertinho da Bio. Aliás, já observou se a sua está bem escrita? Temos dicas de frases para Bio perfeitas aqui no Blog.
Voltando ao assunto do post, saiba que também existe o tamanho post Instagram para usar na capa dos destaques.
Dessa forma, quando for criar as suas, faça com 1000 px X 1000 px e uma proporção de 1:1.
Post Instagram tamanho ideal para vídeos do feed
Postar vídeos no feed, inclusive em post carrossel é uma das maneiras mais simples e eficientes de ganhar seguidores no Instagram.
No entanto, estes conteúdos também devem ter um determinado formato e tamanho, você sabia?
A princípio, esses vídeos devem estar em MP4 ou MOV, precisam ter, no máximo, 4 GB e as medidas são:
- 14,48 cm X 14,48 cm no formato quadrado;
- 14,48 cm X 19, 05 cm no modo retrato;
- 14,48 cm X 19, 05 cm para o formato paisagem;
Descubra qual o melhor horário para postar no Instagram
Tamanho de post Instagram ideal para vídeos dos Stories e Reels
A princípio, os Stories trazem uma característica de curta duração. Portanto, ao selecionar as imagens, é preciso manter o foco na objetividade.
Em outras palavras, devemos evitar inserir muitas informações para que os usuários consigam entender a mensagem.
Já o Reels exige um pouco mais de criatividade por parte dos criadores e atenção ao tamanho da chamada pré-visualização.
Isso porque os usuários que acessam o feed visualizam a capa do vídeo no formato retrato.
Sendo assim, o tamanho post Instagram para Story e Reels é 14,48 cm X 25,6 cm, dessa forma, otimizando a visualização em tela cheia.
Confira também o passo a passo de como compartilhar Stories e obter mais engajamento.
Por que o tamanho de post para Instagram é importante?
Se você deseja usar essa rede social para atrair clientes em potencial e aumentar suas vendas, deve ter em mente que os posts são sua principal ferramenta.
Por isso, é necessário seguir as recomendações da plataforma no que diz respeito ao tamanho post Instagram.
Uma imagem ou vídeo que não apresentem os tamanhos ideais não serão visualizados corretamente pelos usuários. Isso gera, no mínimo, um desperdício de tempo.
Pode não parecer tão importante, contudo, posts desconfigurados podem gerar um problema sério chamado não seguidores. Você não quer ganhar unfollow, não é mesmo?
Já imaginou gastar tempo para criar um conteúdo para apresentar um produto e ele aparecer para os seus seguidores, cortado ou com imagem desfocada?
Veja o passo a passo de como postar fotos de alta qualidade no Instagram
Caso você ainda não saiba, o Instagram nos permite escolher a qualidade das imagens postadas em nosso perfil.
A melhor notícia é sem dúvida, o fato de ser possível postar fotos com alta qualidade, mas você precisa saber fazer. Vejamos como:
- Primeiro, abra o seu app Instagram usando seu celular;
- Toque em sua foto de perfil que fica no canto inferior direito;
- Em seguida, toque naquelas 3 linhas horizontais posicionadas no canto superior direito da tela;
- Acesse a opção “configurações e privacidade” e depois em, “qualidade de mídia”;
- Por fim, basta habilitar a opção “carregar em alta qualidade”;
Para postar fotos de alta qualidade no Instagram, devemos usar imagens com uma resolução adequada, ajustar as configurações do app e otimizar o tamanho do arquivo.
Você deve tomar estes cuidados porque o Instagram costuma reduzir a qualidade das postagens para priorizar a eficácia do carregamento.
Sendo assim, é disponibilizada essa opção de upload que podemos ativar no próprio aplicativo, preservando a resolução de vídeos e fotos.
Vale ressaltar ainda que esta opção exige uma conexão de internet mais rápida, tendo em vista que consome uma quantidade maior de dados.
Logo, o ideal é utilizar uma rede Wi-Fi para evitar lentidão na hora do carregamento dos arquivos.
3 dicas para criar postagens envolventes no Instagram
Além de escolher o tamanho post Instagram adequado, existem algumas dicas que podem ajudar a deixar os conteúdos mais envolventes.
De modo geral, não importa qual formato de post você escolher, essas dicas vão ajudar a deixar seu post mais impactante e assim, atrair e conquistar seguidores.
Em síntese, para conseguir postagens que realmente chamem a atenção e envolvam os usuários, é necessário combinar duas coisas:
- Desenvolver um conteúdo visualmente atrativo;
- Sempre criar algo que tenha uma narrativa autêntica, ou seja, posts com originalidade;
Você pode conseguir isso seguindo alguns passos, como, usar modelos de Bio otimizados, criar boas CTAs nas legendas, etc.
Pensando nisso, separamos 3 dicas valiosas que, aliadas ao uso do tamanho post Instagram certo, vão melhorar seus resultados.
Dica 1 – Uma combinação de conteúdo e narrativa originais
Criar um conteúdo com o tamanho post Instagram certo é uma estratégia básica para que sua mensagem seja entregue com eficácia.
No entanto, com a forte concorrência nessa rede social, também é imprescindível ser autêntico.
Sendo assim, ao mesmo tempo em que precisamos falar sobre temas atuais, devemos fazer de forma única e mostrando algum diferencial.
Seja diferenciado ao criar suas legendas, use chamadas para ação e tente não copiar outros criadores de conteúdo.
Dica 2 – Use estratégias para aumentar o engajamento
Posts realmente envolventes são aqueles que, além de qualidade, são dinâmicos e conseguem manter o interesse dos seguidores.
Portanto, personalize seus conteúdos com o intuito de atingir o emocional das pessoas, gerando valor para elas. Os seguidores brasileiros, especialmente, gostam disto.
Além disso, utilize estas técnicas:
- Peça que os usuários digitem algo nos comentários em troca de algo;
- Propositalmente, “esqueça’ de passar uma informação importante no post”;
- Solicite que marquem um amigo e não falem nada com ele;
Estas estratégias, sem dúvida, vão ajudar a manter seu público engajado em suas publicações.
Dica 3 – Crie polêmica
Criar um bom conteúdo não é relativamente difícil, mas chamar a atenção do público em 3 segundos é complicado.
Por isso, a dica é apostar em uma capa com frases ou imagens polêmicas, que realmente prenda os usuários que a visualizam.
Faça com que acreditem que você falará um grande absurdo, mas é só para impactar, ok?
Outra coisa que leva ao engajamento nas postagens é o efeito manada, ou seja, algumas pessoas comentam de forma polêmica e as outras respondem.
Caso ainda não tenha um perfil lotado, pode comprar seguidores brasileiros e até comentários para ter esse efeito manada.
Sobre a necessidade de criar posts adequados para cada área do Instagram
Certamente, você já entendeu que existe um tamanho post Instagram para cada tipo de publicação.
Mas, por que devemos ter esse cuidado de configurar cada conteúdo de acordo com o local aonde vamos postar?
Bem… O principal motivo pelo qual devemos pegar estas informações de tamanho post Instagram e usar com sabedoria, é melhorar a experiência dos usuários.
O público é a estrela desse grande espetáculo chamado Instagram e é importante fazer o possível para atraí-lo, mantê-lo interessado e induzi-lo a comprar.
Usar o tamanho post Instagram adequado é uma das estratégias cruciais para ganhar seguidores, melhorar o alcance das publicações e aumentar o engajamento.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ver outros conteúdos, como as dicas para ganhar curtidas.